• Publicado em 09/03 | Atualizado em 18/03/2010

    Boka fala sobre o desenvolvimento da Região Sul no Grande Expediente da Assembleia Legislativa

    O parlamentar destacou o crescimento de Rio Grande e São José do Norte.

     

    Boka ocupou a tribuna para homenagear a Região Sul O deputado Sandro Boka ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, durante Grande Expediente, para falar sobre o desenvolvimento da Região Sul do Estado. O parlamentar fez uma retrospectiva histórica do surgimento e das perspectivas de crescimento das principais cidades que fazem parte daquela região. Boka salientou que com a chegada do Polo Naval de Rio Grande, vários setores foram beneficiados, destacando-se o da aviação comercial, que através da empresa NHT Linhas Aéreas, transporta empresários de diversos estados à Rio Grande, interessados em investir no segmento naval, e que ultimamente tem proporcionado a expansão das atividades da empresa, que passou a multiplicar por quatro o número de vôos para a cidade.

    O parlamentar falou também sobre o crescimento e o desenvolvimento do setor metalmecânico da região, disse que o "polo naval gaúcho será o primeiro da América Latina a construir cascos de navios, com previsão de gerar cerca de três mil empregos diretos. A indústria naval na cidade de Rio Grande e microrregião indica que as demandas geradas envolvem especialização de mão-de-obra, materiais e equipamentos, infraestrutura, construção civil e serviços.

    Um estudo também aponta a importância da expansão portuária para São José do Norte, com no mínimo a duplicação da capacidade instalada, a duplicação da BR 392 e BR 734 e a reativação da ZPE e Distrito Industrial local". Todo o desenvolvimento que é verificado na cidade de Rio Grande e da região, alterou o cenário das municipalidades, para Boka "além do polo naval a cidade atraiu, desde o início de 2007, outros projetos empresariais como novas fábricas de estruturas metálicas, de chapas de madeira para a indústria moveleira.

    Junto disso vieram efeitos colaterais positivos e negativos como a explosão do setor imobiliário, o aumento de mais de 11% na frota local, para mais de 65,5 veículos, e a chegada de uma população "flutuante" de 10 a 15 mil pessoas". Outras cidades gaúchas que não estão localizadas na região Sul também deverão ser beneficiadas com o crescimento daquela fração do estado, constatou o parlamentar ".

    A qualificação de trabalhadores para as milhares de vagas que estão sendo geradas e em geração, é um trabalho importante que estamos empreendendo junto com os prefeitos da zona Sul. Em 2009 qualificamos mais de 2.000 profissionais. Neste primeiro semestre de 2010, já garantimos a qualificação de mais de 2.300 trabalhadores, e até o final de 2011, a meta desejada é a de mais 10.000 trabalhadores qualificados.

    Finalizando o seu pronunciamento, Sandro Boka reiterou que "no momento em que somos instigados a comemorar grandes conquistas, queremos que todos que nos antecederam, recebam um agradecimento especial, pois a construção do Rio Grande dos nossos sonhos começou a ser construído por eles e está sendo executada com a mesma convicção dos gaúchos de todos os tempos".

    Página Inicial

    Home | Menu | Cidades |

    more
  • 0 comentários: