• PERFIL

    Quem é o Boka?

    BONEQUINHO A carência de representantes da Região Sul na Assembléia Legislativa foi o que motivou o ex-presidente da Câmara de Vereadores de Rio Grande a concorrer a uma vaga no Parlamento gaúcho. Os 31.340 votos que elegeram Sandro Figueiredo de Oliveira, conhecido como Boka, são para ele, reflexo do trabalho no Legislativo municipal. "95% de meus votos foram conquistados em minha terra natal e em São José do Norte, cidade vizinha. Rio Grande apresentou 11 candidatos e obtive um terço dos votos nesta localidade", revela.
    Depois de trabalhar pela promoção do turismo em seu município por meio de festas, de programas de rádio e em jornais, em 1996, Boka recebeu convite para candidatar-se à vereança. A popularidade entre seus conterrâneos foi decisiva para que conquistasse a primeira suplência de seu partido, na época PP. "Entrei por brincadeira, e fiz uma boa votação. Sou bem relacionado e isso me impulsionou para a política", explica. Na época, o eleitorado era basicamente jovem, mas como assumiu a vaga algumas vezes, pôde, aos poucos ir mostrando seu trabalho. Na eleição de 2000, Sandro Boka assume sua cadeira no Legislativo municipal e já em 2004, consagra-se o vereador mais votado da história de Rio Grande, somando mais de quatro mil votos.

    A política vale a pena

    "Consegui fazer a diferença em minha cidade". Com este pensamento, Oliveira passou a ver a política com outros olhos. De brincadeira, a política passou a nortear sua vida. Boka passou a ser um vereador respeitado, com atitude, com projetos e seu eleitorado começou a se diversificar. "Ás vezes os jovens têm uma distorção da política, e atuando, pude perceber que as coisas podem ser melhores. É muito cômodo criticar e não fazer nada para mudar", sustenta. Nesta época percebeu também que seu partido não lhe proporcionava espaço para crescimento pessoal e político. "Sempre tive uma identificação com a ideologia do PMDB, então resolvi tentar", revela. Entre as principais ações enquanto vereador estão a articulação para a crição do Procon, e a criação de eventos como a festa de Reveillon, do Peixe e Ondas de Natal. "São ações que mexem com a auto-estima do povo. Conseguir concretizar a vontade das pessoas é minha grande missão ", declara.

    No Parlamento

    Na Assembléia Legislativa, Boka mostra a importância que a Região Sul e Rio Grande têm para o Estado. O resgate da indústria pesqueira e o incentivo ao turismo são suas principais bandeiras de atuação. De acordo com ele, Rio Grande já teve 20 indústrias a hoje tem apenas quatro. Boka garante esta realidade não é por falta de peixe, mas sim por falta de incentivos. "Temos passado por momentos difíceis, mas a Região Sul está começando a colher frutos de grandes investimentos como a construção da plataforma P-53 e do primeiro dique-seco da América Latina", observa.

    Formação

    Sandro Boka nasceu em Rio Grande, em 09 de janeiro de 1970. O peemedebista é engenheiro mecânico formado pela Fundação Universidade do Rio Grande (Furg), em 1998 e pós-graduando em Gestão Empresarial, também na Furg.

    Página Inicial

    Home | ALERGS | Boka na ALERGS |

    more
  • 0 comentários: