Publicado em 21/09 | Atualizado em 22/09/09
Monumento-túmulo de Bento Gonçalves recebe homenagens da Assembleia
Monumento localizado na Praça Tamandaré abriga os restos mortais do General.
No último final de semana relembramos os feitos dos herois farroupilhas. Por todo o Rio Grande do Sul o que se viu foram as variadas formas de exaltar nossos nítidos e individualizados traços culturais. Na cidade do Rio Grande não foi diferente. Na tarde do último sábado, a Assembleia Legislativa prestou homenagem ao centenário do monumento-túmulo do General Bento Gonçalves, localizado no interior da Praça Tamandaré. Representando o poder Legislativo, o deputado Sandro Boka (PMDB) discursou na inauguração da placa colocada à frente dos restos mortais do general. Em seu discurso, Boka falou que a vida do general deve ser tida como exemplo, pois foi marcada pela luta e pela honra. "Rio Grande guarda os restos mortais do mais importante herói farroupilha que para propagar os ideais de igualdade, liberdade e humanidade não poupou esforços empenhando inclusive os seus próprios bens em prol de seus sonhos", falou.
Mesmo não tendo sido um município farroupilha - uma vez que estes não conseguiram entrar na cidade - Rio Grande guarda o mausoléu de Bento Gonçalves, pois foi vencedor de um concurso público. Ao participar da competição que elegeria o melhor projeto para abrigar os restos mortais do General, Rio Grande conssagrou-se vencedora por apresentar o melhor projeto.
Em agosto de 1900, os restos mortais de Bento Gonçalves foram entregues ao Município. O monumento foi encomendado ao escultor português Teixeira Lopes e custeado pela Intendência da Cidade do Rio Grande e de outros municípios.
A transferência da urna de mármore em que estavam guardadas as cinzas de Bento Gonçalves para o pedestal do monumento ocorreu em 20 de setembro de 1909. Há exatos cem anos atrás na mesma Praça Tamandaré estavam presentes as Comissões Promotoras do monumento juntamente com a participação de todas as autoridades civis, militares eclesiásticas, consulares, colegiais e a população da colônia Italiana do Rio Grande, como era chamada na época. Na ocasião os presentes ofereceram uma palma de bronze para ser aposta ao monumento. A Banda Rossini estava presente ao ato inaugural na época e também marcou presença nas comemorações do último sábado.
Veja as fotos do evento clicando no álbum abaixo:
Home | Menu | Rio Grande |
more
0 comentários:
Postar um comentário