• ARTIGO

    Planseq Naval: Uma importante conquista
    .
    Após peregrinarmos por inúmeros gabinetes em Brasília, batendo de porta em porta, pedindo apoio de vários setores dos governos estadual, municipal e federal, observamos durante a formatura da primeira turma do Planseq Naval a transformação social causada pela nossa iniciativa. Com a autoestima resgatada e com a perspectiva de ter uma colocação no mercado de trabalho, os alunos demonstravam uma grande satisfação durante o recebimento do certificado do curso realizado, reafirmando com isso que as nossas estratégias e o nosso esforço incansável em trazer recursos para a formação de uma mão-de-obra qualificada estavam totalmente acertados. Estávamos entristecidos com a disputa desigual que estava acontecendo em Rio Grande, com a importação de mão-de-obra de outras cidades para atuar nos empreendimentos que estavam aportando no Município, sem aproveitar os trabalhadores desempregados da região.
    Resolvemos reagir e, através de uma integração entre a Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria Municipal da Cidadania e Assistência Social, a Superintendência Regional do Trabalho, a comissão de concertação e demais segmentos representativos, conseguimos trazer os recursos necessários e fundamentais para capacitarmos os nossos operários. A luta foi árdua. Tivemos de refazer o projeto por duas vezes para atender aos critérios exigidos para a sua aprovação. Iremos manter a nossa caminhada nesta grande cruzada pela qualificação, na qual pretendemos ampliar a iniciativa, não só para a indústria naval, mas também pretendemos atingir outros segmentos que irão se desenvolver com os grandes empreendimentos que estão desembarcando na cidade do Rio Grande.
    A comunidade deve continuar se mobilizando e preparar-se para esta nova onda de investimentos que está chegando para trazer benefícios para todos nós. Mas temos que ter a certeza de que o desenvolvimento da nossa cidade só será completo quando conseguirmos incluir, principalmente, a camada mais desfavorecida neste processo. E essa inclusão só será viabilizada por meio da qualificação profissional para todos. Não iremos poupar esforços para conseguirmos recursos visando dar suporte para estarmos inseridos nos projetos de desenvolvimento que estão batendo à nossa porta. Precisamos estar unidos e atentos para mantermos esta trajetória de lutas, na qual se tem obtido significativas vitórias, nas instâncias que decidem onde e qual o melhor momento de se investir em qualificação de mão-de-obra.
    .
    Por: Sandro Boka

    more
  • 0 comentários: