• DIPLOMA DE JORNALISMO

    Boka propõe audiência pública para debater a exigência de diploma para jornalistas


    Boka destacou importância da audiência pública

    Foi aprovado hoje (30), na Comissão de Educação, um requerimento de audiência pública proposto pelo deputado estadual Sandro Boka (PMDB) para discutir a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a não obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercer a profissão. Segundo o parlamentar, é necessário debater o tema e apresentar alternativas que reforcem a importância da qualificação dos profissionais responsáveis pela transmissão de informações para a sociedade.

    Presente na reunião da Comissão, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, José Nunes, destacou que a audiência pública tem um papel muito importante de fazer com que a população participe deste debate. O diretor da Federação Nacional dos Jornalistas, José Carlos Torves, disse que a iniciativa do deputado Sandro Boka serve como exemplo para que os outros Estados se unam nesta luta e para que seja reforçada a necessidade de apresentar uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que contemple a exigência de obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo.

    Sandro Boka ressaltou que é dever dos parlamentares se envolverem neste tema no momento em que a sociedade se mobiliza em ações contrárias à decisão do Supremo. “A Assembleia não pode deixar de se mostrar aberta a esse importante debate que visa encontrar soluções viáveis para os jornalistas, sindicalistas e estudantes”, argumentou.

    *Com informações de Angela Chagas

    more
  • 1 comentários:

    Adriene Antunes disse...

    Parabéns pela iniciativa Sandro! Como jornalista e rio-grandina fico feliz em saber que estás nestas luta também! Um ótimo trabalho!