• Pedro Brito falará sobre o futuro do Porto do Rio Grande

    O ministro dos Portos, Pedro Brito, participa em Rio Grande do seminário - O Porto do Rio Grande Construindo o Futuro do RS. O evento será realizado a partir das 8h30min, no Sindicato dos Despachantes Aduaneiros. A promoção é do gabinete do coordenador da Frente Parlamentar de Portos e Hidrovias, deputado estadual Sandro Boka (PMDB), da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), da Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) e da Prefeitura Municipal.

    Porto de Rio Grande, RS

    Além do ministro da Secretaria Especial de Portos, o seminário contará com a presença do secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Daniel Andrade, e do diretor-presidente da Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho. O evento contará com palestras de diversos políticos e autoridades ligados ao setor, a fim de debater ações as quais visam a fomentar as ações operacionais no porto rio-grandino. Para Boka, a expansão do comércio internacional está diretamente vinculada à atividade portuária, uma vez que grande parte das mercadorias as quais circulam pelo mundo são transportadas em navios e movimentadas pelos portos. "Rio Grande tem uma participação importante na transformação do transporte de cargas do RS. Avaliar o futuro do porto, dentro de uma política portuária é fundamental para termos uma gestão de sucesso", declara o parlamentar. Segundo ele, no Brasil, mais de 90% das exportações são realizadas por meio dos terminais portuários. "Desta forma, no momento em que o País procura consolidar a expansão de seu setor exportador, a modernização portuária adquire grande relevância", ressalta Boka.

    O seminário - que ocorrerá paralelamente à 12ª Festa do Mar - tem como objetivo propor um debate sobre a estrutura do Porto do Rio Grande. Visa a debater alternativas sobre o atendimento das demandas da economia estadual, e caminhos para viabilizar o escoamento da produção gaúcha de forma ágil, segura e com baixo custo operacional. Também é intenção do evento buscar maior eficiência nas atividades desenvolvidas pelos trabalhadores e pelas autoridades portuárias, além de elencar alternativas para fomentar projetos de qualificação de mão-de-obra portuária, o que objetiva garantir mais eficácia, segurança, qualidade e produtividade.O evento tem como público-alvo empresários e entidades que atuam no setor portuário, órgãos governamentais responsáveis pela área, bem como todos que direta e indiretamente são atingidos pelos investimentos.

    more
  • 0 comentários: