Publicado em 01/03 | Atualizado em 01/03/2010
Transporte ferroviário de passageiros poderá ligar Pelotas a Rio Grande
Veículo Leve sobre Trilhos poderá ser implementado na Região Sul.
A ligação férrea entre Rio Grande e Pelotas foi o tema da reunião nesta quinta-feira (25) em Brasília entre o Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Luís Carlos Bueno de Lima e o prefeito rio-grandino Fábio Branco. Acompanhados do deputado estadual Sandro Boka (PMDB) e do secretário Neverton Moraes, coordenador de projetos da prefeitura de Rio Grande, a reivindicação de implementação de um veículo leve sobre trilhos, conhecido como VLT, ganhou força frente ao crescimento econômico e populacional das duas cidades gaúchas nos últimos anos.
As duas cidades da Região Sul do estado somam-se agora as três cidades da Serra, Caxias do Sul, Farroupilha e Bento Gonçalves, que já possuem um projeto semelhante de implementação de um Trem Regional de Passageiros. Além da melhoria no transporte e na circulação de pessoas, o desenvolvimento regional também deverá ser potencializado com a ligação férrea.
Para o deputado Boka, “a duplicação da BR-392 entre Rio Grande e Pelotas não é o suficiente para suprir a necessidade de mobilidade urbana entre os dois municípios gaúchos, já que as duas cidades vêm apresentando um crescimento acentuado na última década, o que está sendo potencializado agora com a realidade do Pólo Naval rio-grandino”.
O projeto será melhor discutido em março próximo em Rio Grande, oportunidade onde estarão presentes o Secretário Nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, Luís Carlos Bueno de Lima e representantes do setor ferroviário.
Home | Menu | Rio Grande |
more
0 comentários:
Postar um comentário