• SEINFRA

    Plano diretor prevê concentração de carga no Porto do Rio Grande


    Reunião do grupo de trabalho da SEINFRA


    Transformar o Porto do Rio Grande em concentrador de cargas e o Estado em centro logístico do Mercosul são projetos de plano diretor (master plan) dos consultores holandeses Win Ruijgh, presidente da Associação dos Portos de Amsterdã (Amport), e Harrie de Lajier, diretor de projetos do NEA Transport (instituto holandês de pesquisas internacionais na área de transportes). Eles se baseiam no exemplo da Holanda, onde os complexos portuários de Amsterdã e Roterdã "desenvolvem forte política de atração de transporte de mercadorias pela hidrovia". Os cais de Porto Alegre, Cachoeira do Sul, Estrela e Pelotas se tornariam rede coletora para alimentar o terminal marítimo gaúcho.

    Os dois executivos se reuniram, nesta segunda-feira (6), com o grupo de trabalho da Força-Tarefa Intermodal encarregado de debater gargalos e propostas de soluções relativos aos setores de terminais p ortuários, contêineres e granéis. "Com a malha rodoviária gaúcha congestionada, o projeto de utilização da hidrovia garante redução de custos e aumento de competitividade para o setor produtivo do Rio Grande do Sul", sustenta o secretário adjunto de Infra-Estrutura e Logística, Adalberto Silveira Netto.

    A meta do governo do Estado é aumentar, em dez anos, a participação do modal hidroviário de atuais 4% para 15% da matriz de transporte gaúcha, com integração dos segmentos de transporte rodoviário, ferroviário e cabotagem (navegação costeira ou entre portos do mesmo país). Para tornar atrativa a transferência de carga para a hidrovia, Harrie considera fundamentais "desenvolvimento de sistemas logísticos e fluxo de carga e, em conseqüência, gerar viabilidade econômica". Na Holanda, é possível subsidiar entre 15% a 30% do custo de investimentos em embarcações, equipamentos, terminais, melhorias hidroviárias e intermodalidade. Além di sso, naquele país, empreendedores e transportadores recebem benefícios e vantagens fiscais para transferir carga para hidrovia. O deputado Sandro Boka, presente no encontro e um dos principais articuladores das hidrovias avalia "que o Rio Grande do Sul vive um momento histórico com o projeto de implantação das hidrovias para o Estado".

    A agenda de apresentação de planos diretores (master plans) para os segmentos no Rio Grande do Sul prosseguem nesta terça (7/7) e quarta-feira (8/7). As programações ocorrem nos dois dias às 9 horas, no auditório da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH), localizado na avenida Mauá, 1.050, 1º andar. A força-tarefa é liderada pela governadora Yeda Crusius e composta pelo secretário Daniel Andrade e empresários Jorge Gerdau Johannpeter, Paulo Tigre e Davi Randon.


    Foto: Itamar Aguiar

    more
  • 0 comentários: