• COMITIVA EM FAVOR DAS MULHERES

    Boka pede oficialização da Delegacia da Mulher em Rio Grande

    O deputado Sandro Boka acompanhou a reunião

    O deputado Sandro Boka acompanhou a delegada Lígia Furlanetto e os vereadores Lu Compiani e Giovani Moralles de Rio Grande, em reunião com o secretário de Segurança Pública, Edson de Oliveira Goularte, nesta segunda-feira (25). A comitiva entregou requerimento pedindo a oficialização da delegacia da mulher na cidade. Segundo a delegada, o município possui um posto atuante apesar de contar com apenas quatro escrivães para mais de 2.500 inquéritos. Ela alertou que o local não disponibiliza equipamentos e agentes suficientes para atender à demanda. Segundo Lígia, os atendimentos tiveram crescimento em torno de 300% desde 2006. Em 2002 o mesmo requerimento foi encaminhado, mas foi arquivado.

    Para o Secretário Edson Goularte, todas as cidades que têm presídio precisam de um olhar diferenciado, porque "consomem o policiamento preventivo, uma parte daquilo que precisa para proteção diária da população". Atualmente, existe um agente para cada 372 habitantes. Dos 496 municípios, 114 passam pela mesma situação. "Cidades que têm casas prisionais precisam receber efetivo, nós não podemos penalizar a cidade duplamente. Rio Grande está em desenvolvimento e, consequentemente, crescimento gera violência. Nós já estamos dando prioridade para viaturas.", concluiu Goularte, dizendo que o caso já está sendo estudado.

    O deputado Boka disse que o posto precisa funcionar com uma estrutura de delegacia, com pessoal suficiente para auxiliar nos trabalhos. "Rio Grande é tida como prioridade, junto com Porto Alegre e Caxias do Sul, devido aos grandes empreendimentos e a importância que o porto tem para o Estado, concluiu o parlamentar.

    Foto: Arquivo Gabinete

    more
  • 0 comentários: