• Transporte aquaviário foi discutido na Metroplan

    A segunda-feira, 30, foi de negociações na sede da Metroplan, em Porto Alegre. O presidente da Câmara de Vereadores de São José do Norte, vereador Luiz Carlos Costa (PP), em companhia do vereador Fernando Antônio Machado (PMDB), estiveram na Capital, acompanhados pelos representantes das empresas que fazem o transporte de passageiros na travessia pelo canal Miguel da Cunha a fim de buscar uma solução para o problema que o sistema vem enfrentando e, durante a reunião, somaram forças com o deputado estadual Sandro Boka, que também esteve presente ao encontro, reiterando o pedido de urgência na resolução do problema.

    Boka na sede da Metroplan

    Nelson Nunes, superintendente da Metroplan, reconheceu a precariedade do atual sistema aquaviário da região e informou que a secretaria estuda qual a melhor forma de realizar a licitação do uso de lanchas para transporte de passageiros entre São José do Norte e o Rio Grande. São dois os meios de licitação em estudo, o de Concessão e o de Autorização.

    A Metroplan aguarda uma confirmação de que o sistema de autorização tem respaldo legal para poder dar início ao processo de melhorias na travessia já que esse é o meio de licitação que mais agrada as partes envolvidas. Representantes da Transporte Irmãos Roig e da Transribeiro, durante a reunião, manifestaram descontentamento com o Executivo nortense que, segundo eles, trata o assunto de maneira individual.

    O presidente da Câmara Municipal salientou que a divergência entre os órgãos responsáveis dificulta o desenvolvimento da região e mostrou-se preocupado com a possível utilização do sistema concessionário, já que esse mecanismo pode abrir brecha para o surgimento de um monopólio na região. A Metroplan informou ainda que a decisão sobre qual o sistema de licitação será adotado pelo governo deverá sair neste fim de semana.

    more
  • 0 comentários: