• Boka buscará incentivos para revitalizar a indústria pesqueira do Rio Grande

    O deputado Sandro Boka, em conjunto com a Secretaria de Pesca, com a Prefeitura de Rio Grande, com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Pesqueira e com os pescadores, encaminhará nos próximos dias, após fazer um diagnóstico detalhado, um documento onde pretende detectar, quais foram os benefícios que a indústria pesqueira, que tinha como sede o Rio Grande do Sul, recebeu para mudar-se para Santa Catarina, deixando de aproveitar a mão-de-obra de mais de cinco mil pessoas em Rio Grande, com experiência específica de alta complexidade para atuar neste setor, e que tem passado de geração para geração, adquirindo conhecimento e oferecendo qualidade na prestação dos seus serviços.

    Conforme Boka, "a cidade do Rio Grande já teve mais de 20 indústrias destinadas ao beneficiamento do pescado. Hoje, infelizmente, a grande maioria dessas indústrias transferiu-se para o Estado de Santa Catarina, levando para lá a matéria-prima que gerava rend a e empregos". O parlamentar tentará encaminhar após um estudo profundo sobre a situação, uma forma para que a indústria pesqueira tenha aqui no RS, o mesmo tratamento que vem recebendo no estado catarinense, a exemplo do governador Germano Rigotto, que promoveu uma série de incentivos para o resgate dos frigoríficos.

    Boka registrou que os barcos vêm pescar no litoral gaúcho, levando quase dois dias para voltar ao litoral catarinense, onde beneficiam o pescado, gerando emprego e renda. Falou que "está sendo desencadeado um processo na cidade do Rio Grande e nas cidades vizinhas, para que possamos, no final desse processo, encaminhar um projeto para o governo do Estado, para que se conceda incentivos para a indústria pesqueira, para que possamos revitalizar o nosso parque pesqueiro"

    more
  • 0 comentários: